20/06/2026
Bauru precisa reagir contra as podas drásticas
Há anos venho travando uma luta em defesa da arborização urbana de nossa cidade. Infelizmente, continuamos vendo podas drásticas sendo autorizadas e executadas de forma inadequada, muitas vezes comprometendo a saúde e a vida das árvores que deveriam ser preservadas.
Todas as situações que identifico e considero irregulares estão sendo encaminhadas ao Ministério Público para análise. Precisamos do apoio de toda a população e entidades.
O próprio Plano Diretor de Arborização Urbana que está sendo elaborado para Bauru já aponta um dado alarmante: cerca de 83% das podas realizadas apresentam características de poda drástica. Isso significa árvores mutiladas, enfraquecidas e condenadas a desenvolver doenças, apodrecimento e, futuramente, a necessidade de remoção.
Quando uma árvore é submetida a uma poda drástica, perde grande parte de sua capacidade de defesa e recuperação. O resultado é o aumento dos riscos, dos custos de manutenção e a perda dos inúmeros benefícios que a arborização proporciona para a cidade.
Não podemos aceitar que Bauru siga por um caminho que compromete seu patrimônio ambiental. Precisamos exigir técnicas corretas de manejo, fiscalização eficiente, transparência nas autorizações e respeito às árvores que ajudam a melhorar a qualidade de vida de todos.
A arborização urbana não é um problema. Ela é parte da solução.