05/09/2015
;)
CARTA ABERTA SOBRE OS AGROTÓXICOS E SOBRE A PETIÇÃO CONTRA A PL 4148/2008 (DESROTULAÇÃO DOS TRANSGÊNICOS)
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Desde a “Revolução Verde”, que aconteceu em torno da década de 1950, os agrotóxicos têm se expandido por todo o mundo, na justificativa de aumentar a produção de alimentos.
Cada brasileiro consume em média 5,2 litros de veneno agrícola por ano. Já são 400 tipos de agentes agrícolas registrados no Brasil, dentre estes, pelo menos 14 são proibidos no restante do mundo; sem contar os pesticidas ilegais usados por aqui. Além do herbicida MegaBr, agrotóxico mais nocivo à saúde que os outros existentes no mercado nacional, e que a Anvisa aprovou seu uso atualmente, a utilização silenciosa de agrotóxicos no cultivo de transgênicos de milho, arroz, soja, trigo, cevada, aveia, ervilha, lentilha, feijão, beterraba açucareira, dentre outros (além do perigo e dúvidas a respeito do consumo de transgênicos), não é divulgado pela mídia.
O Roundup (Glifosato), fabricado pela Monsanto, é usado rotineira e diretamente em grande quantidade de cultivos de organismos modificados, ou não, geneticamente. Este, é apontado por grande parte da sociedade acadêmica e pesquisadores como responsável por doenças como Câncer, Alzheimer, Parkinson e até mesmo autismo.
Logo, diante da falta de ação de grande maioria da população (por desconhecerem os perigos dos agrotóxicos e transgênicos), à falta de comprometimento dos políticos, que favorecem os lucros das grandes corporações em detrimento da saúde da população, a partir da liberação desses agrotóxicos e aprovação do Projeto de Lei 4148/2008 na Câmara dos Deputados (que desobriga a rotulação de Transgênicos nos produtos agrícolas e agroindustriais), nós, integrantes do Coletivo MOVA-SE (Movimento Popular pela Agroecologia de Sergipe) e do NEA - Núcleo de Fortalecimento dos Estudos Agroecológicos (Instituto Federal de Sergipe), com apoio de diversos outros grupos agroecológicos e coletivos, pedimos que divulguem estas informações, tornem habitual o consumo de produtos orgânicos (compra e/ou produção domiciliar), assim como, assinem no link abaixo a Petição contra a PL 4148/2008, antes que seja aprovada no Senado. Desde já, por uma agricultura e ambiente sustentável, pelo direito a informação, pela ética alimentar e pela vida de todos, agradecemos.
http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR81604
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.