Micrópolis

Micrópolis projetos de pequena escala nos campos da arquitetura, pedagogia, design e urbanismo

O Micrópolis é formado por Belisa Murta, Fernanda Gomes, Felipe Carnevalli, João Carneiro, Marcela Rosenburg, Mateus Lira e Vítor Lagoeiro, e desde 2010 realiza trabalhos independentes e com colaboradores externos, propondo transformações no espaço e na vivência da cidade.

/

Micrópolis are an architecture collective based in Belo Horizonte (Brazil). Formed by Belisa Murta, Fernanda Gomes, Felip

e Carnevalli, João Carneiro, Marcela Rosenburg, Mateus Lira and Vítor Lagoeiro, the group has been developing projects in collaboration with architects, designers, artists and researchers since 2010, proposing ways of re-interpreting and reclaiming the everyday city.

Espremido entre fazendas, cercas e cidades, o povo Tikmũ’ũn – também conhecido como Maxakali – ocupa uma das menores t...
18/06/2020

Espremido entre fazendas, cercas e cidades, o povo Tikmũ’ũn – também conhecido como Maxakali – ocupa uma das menores terras indígenas demarcadas no Brasil, dividida em quatro pequenas aldeias entre os estados de Minas Gerais e Bahia. Em uma delas, mora Sueli Maxakali.

Figura importante na comunidade, Sueli é presidente da Associação Maxakali de Aldeia Verde, fotógrafa e professora do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Junto com Isael Maxakali, ela explora as possibilidades do cinema como forma de registrar a cultura de seu povo para transmiti-la aos mais jovens, a outras aldeias e também aos brancos.

No segundo podcast do ciclo Vizinhanças e linguagem, Renata Marquez conversa com Sueli Maxakali. Esse é um projeto do BDMG Cultural em parceria com o Micrópolis, e está disponível para escuta em: https://spoti.fi/3eeKkUz

No primeiro podcast do ciclo Vizinhanças e linguagem, Renata Marquez, professora da UFMG e editora da Revista Piseagrama...
17/06/2020

No primeiro podcast do ciclo Vizinhanças e linguagem, Renata Marquez, professora da UFMG e editora da Revista Piseagrama, conversou com o artista alagoano Jonathas de Andrade. Jonathas trabalha com instalações, fotopesquisas e vídeos abordando a dimensão social de uma série de urgências e desconfortos cotidianos. Ele é um artista pesquisador, interessado em articular a arte com outros campos do conhecimento por meio da criação de diferentes narrativas espaço-temporais.

Para escutar o programa, acesse: https://spoti.fi/30QqACP

Os podcasts fazem parte do educativo do BDMG Cultural, realizado em parceria com o Micrópolis, e está disponível para escuta nas plataformas de streaming Spotify e Soundcloud.

Na imagem, frame de Jogos Dirigidos, filme de Jonathas de Andrade.

Durante o ano de 2019, convidamos artistas, ativistas, estudiosos e os públicos do Sesc Ipiranga e do Museu Paulista a i...
04/05/2020

Durante o ano de 2019, convidamos artistas, ativistas, estudiosos e os públicos do Sesc Ipiranga e do Museu Paulista a imaginarem novos episódios de fundação da cidade de São Paulo em um futuro próximo, a partir de situações inventadas que mudariam radicalmente a história urbana. Em tempos de pandemia, muitas atividades que antes considerávamos impossíveis de interromper estão se mostrando adiáveis ou, até mesmo, supérfluas, nos demandando novas formas de viver nas cidades. Compartilharemos aqui algumas histórias de refundações propostas pelos participantes do projeto, e as imagens resultantes desses momentos coletivos de imaginação.

Esse exercício foi fruto de uma parceria entre o Micrópolis, o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista, cujo acervo inclui a tela da Fundação de São Paulo, de Oscar Pereira da Silva, a primeira imagem que ilustra este post. Essa tela serviu como ponto de partida para produzirmos, junto aos convidados e ao público, novas narrativas sobre a história da cidade.

Já imaginou como poderia ser o futuro de nossas cidades após a pandemia?

04/05/2020
Estão abertas as inscrições para a oficina Nenhuma casa é uma ilha: relatos e ficções sobre afeto e proximidade. A ofici...
24/04/2020

Estão abertas as inscrições para a oficina Nenhuma casa é uma ilha: relatos e ficções sobre afeto e proximidade.

A oficina será conduzida pela escritora, professora e pesquisadora Flávia Péret em dois encontros online pelo Google Hangouts, nos dias 8 e 15 de maio.

Inscrições gratuitas até o dia 01 de maio pelo site: https://bit.ly/3aBNdvQ

Essa oficina faz parte do programa educativo que o Micrópolis está desenhando e colocando em prática junto ao BDMG Cultural ao longo deste ano!

Já está no ar o primeiro ciclo do projeto educativo que estamos desenvolvendo com o BDMG Cultural. https://bdmgcultural....
23/04/2020

Já está no ar o primeiro ciclo do projeto educativo que estamos desenvolvendo com o BDMG Cultural.

https://bdmgcultural.mg.gov.br/educativo-por-ciclo/ciclo-01/

O programa, que envolve oficinas, podcasts e textos críticos, começou a ser desenvolvido no começo do ano, antes mesmo de sabermos que o COVID-19 mudaria nosso cotidiano.

De lá para cá, muita coisa teve que ser adaptada. As oficinas presenciais passaram a ser online, transformamos as mesas redondas em podcasts e tivemos que aprender a trabalhar à distância.

Coincidentemente, o tema que tínhamos escolhido para abordar ao longo do ano era Vizinhanças, pensando o educativo como um lugar de promover avizinhamentos entre pessoas, narrativas, conhecimentos e ideias. E neste momento que estamos vivendo, discutir formas de vizinhança se torna ainda mais urgente, já que estamos sendo forçados a adaptar radicalmente a forma como vivemos em comunidade.

No primeiro clico, "Vizinhança e imagens", que surge a partir da exposição Avenida Amazonas de Felipe Chimicatti, em cartaz no BDMG Cultural até pouco tempo antes da pandemia, convidamos o Coletivo M**O para propor uma oficina e os artistas Aline Motta, Gui Cunha e Gabriel Martins para conversar com Aline Viral Real sobre como as imagens podem contribuir para formar vizinhanças.

Esperamos que vocês gostem! E não deixem de participar das próximas atividades abertas ao público!

Chegamos ao último encontro aberto ao público do projeto Refundações! Nesse domingo (27), receberemos Alexandra Gomes, C...
25/10/2019

Chegamos ao último encontro aberto ao público do projeto Refundações! Nesse domingo (27), receberemos Alexandra Gomes, Claudia Garcez e Selma Oliveira, mulheres à frente das ocupações Ouvidor, Tereza de Benguela e 9 de Julho, respectivamente, para pensar como seria São Paulo se a cidade fosse refundada pelos movimentos por moradia. O encontro acontece em frente ao Museu Paulista, no Parque do Independência, a partir das 15h. Convidamos a todas e todos para conversar e propor outras cidades com a gente. Até lá!

Hoje começa o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos - “Espaço e Democracia” em Porto Alegre. Vamos participar amanhã às...
09/10/2019

Hoje começa o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos - “Espaço e Democracia” em Porto Alegre.

Vamos participar amanhã às 14h da Mesa Temática "Arquitetura, Cidade e Ambiente: Novas Práticas de Intervenções Urbanas", com Arquitetura na Periferia e Translab.urb.

Se ligue na programação: www.21cba.com.br

Hoje começa o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos - “Espaço e Democracia”, que tem três eixos temáticos: Arquitetura Cidade e Ambiente, Formação e Fazer Profissional, e Cultura e Memória. Estamos felizes pela oportunidade de colaborar com este evento, no qual ajudamos na criação das bases conceituais para a categoria de projetos "Outras Práticas" e na indicação dos nomes para a banca de avaliadores. Estaremos mediando as 5 sessões de apresentações destes trabalhos e participaremos da Mesa Temática "Arquitetura, Cidade e Ambiente: Novas Práticas de Intervenções Urbanas", com Micrópolis e Arquitetura na Periferia.
-
Hoy arranca el 21º CBA - "Espacio y democracia", que tiene tres ejes temáticos: Arquitectura Ciudad y Ambiente, Formación y Hacer Profesional, y Cultura y Memoria. Estamos encantados de poder colaborar con este evento, en el que hemos ayudado a crear los fundamentos conceptuales para la categoría de proyecto "Otras prácticas" y nominar los nombres para el panel de evaluadores. Estaremos mediando las 5 sesiones de presentaciones de estas obras y participaremos en la Mesa temática "Arquitectura, Ciudad y Ambiente: Nuevas Prácticas de Intervenciones Urbanas", con Micrópolis y Arquitectura en las afueras.
-
Today begins the 21st Brazilian Congress of Architects - "Space and Democracy", which has three thematic axes: Architecture, City and Environment, Training and Doing Professional, and Culture and Memory. We are delighted to be able to collaborate with this event, in which we have helped to create the conceptual foundations for the "Other Practices" projects category and to nominate the names for the panel of evaluators. We will be mediating the 5 sessions of presentations of these works and participate in the Thematic Table "Architecture, City and Environment: New Practices of Urban Interventions", with Micrópolis and Architecture.

Nesse domingo (15/09) acontece mais um encontro aberto ao público do projeto Refundações. Dessa vez, receberemos Bruno O...
14/09/2019

Nesse domingo (15/09) acontece mais um encontro aberto ao público do projeto Refundações. Dessa vez, receberemos Bruno Oliveira, representando a Casa 1, e Ellen Nicolau, do Museu da Diversidade Sexual, para pensar uma outra fundação para a cidade de São Paulo a partir da seguinte pergunta: “Onde estavam as pessoas LGBT na fundação de São Paulo?”. A atividade é gratuita e acontece a partir das 15h no Sesc Ipiranga. Nos vemos lá 🌈

Nesse sábado (14/09) receberemos Marcos Rosa e Nabil Bonduki em nosso projeto Refundações, que está em curso em várias u...
11/09/2019

Nesse sábado (14/09) receberemos Marcos Rosa e Nabil Bonduki em nosso projeto Refundações, que está em curso em várias unidades do Sesc São Paulo e no Museu Paulista até o fim de 2019. Estamos convidando pensadores e o público espontâneo para editar e questionar as imagens históricas do acervo do museu que retratam episódios do desenvolvimento urbano de São Paulo. No sábado, a conversa será articulada a partir da seguinte pergunta: E se São Paulo fosse refundada a partir das periferias? Estão todas e todos convidados. Estaremos no Sesc Osasco a partir das 15:00. A entrada é franca, só chegar!

Hoje vamos receber Davi Karai Popygua e Sonia Ara Mirim, lideranças guarani do Pico do Jaraguá, para participar do Proje...
24/08/2019

Hoje vamos receber Davi Karai Popygua e Sonia Ara Mirim, lideranças guarani do Pico do Jaraguá, para participar do Projeto Refundações a partir da seguinte pergunta disparadora: E se São Paulo fosse refundada pelos povos indígenas? O encontro acontece às 15h no quintal do Sesc Ipiranga e é aberto ao público. Nos vemos lá!

Endereço

Belo Horizonte, MG

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Micrópolis posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar