04/09/2021
Escutei pela primeira vez em maio sobre o método de compostagem com Bokashi, quando meu irmão me mostrou, na chamada de vídeo, a sua composteira quase cheia localizada na varanda do seu apartamento. "Bokashi?" - perguntei. Aqui só conhecia um adubo com esse nome. Ele me disse que era um pozinho que você ia colocando na composteira junto com os resíduos. Disse que em 15 dias já poderia misturar o material da composteira com a terra e que depois de 2 semanas a maioria dos resíduos ja teriam se decomposto. Fiquei impressionada com a rapidez da decomposicao, com a praticidade (não precisa de matéria seca) e com espaço reduzido que ocupava. E tudo sem minhocas. Ah! E ainda poderia colocar resíduos que não podem ser colocados em minhocários, como cítricos, carnes, alho, cebola, queijos, ossos de galinha, etc... resíduos que aqui em casa eram descartados, pois não tinha outro sistema de compostagem além do minhocário.
Fui estudar.
Nesse tempo aprendi como funciona esse sistema de compostagem com Bokashi, o que são e o que fazem os microorganismos (bacterias e leveduras) presentes no farelo de Bokashi e porque aceleram o tempo de compostagem. Como esse método é ideal para espaços internos e apartamentos pois não cheira mal nem atrai insetos.
Montei minha composteira e comprei um pacote de farelo para testar (e não é que funciona?)
Aprendi a fazer o farelo (aqui, pozinho mágico), testei, montei mais composteiras e fiz um guia de compostagem.
Tô amando esse processo e me sentindo um pouco monotemática, parecendo um irmão espalhando a palavra, mostrando meus restos de comida para todos que aparecem aqui.
Mas não é incrível transformar todos os seus residuos orgânicos em adubo? Fazer voltar pra terra o que saiu dela?
E ao mesmo tempo reduzir minha parte na conta da poluição gerada quando estes resíduos são descartados em aterros e lixões.
Você conhece esse método? Ficou interessado? Fala comigo, veja o guia que preparei (tá no link da bio) e, se quiser, tenho mais composteiras e pozinho mágico (farelo de Bokashi) pra vender. Vou contando mais nas próximas postagens.