25/05/2021
Eu já falei sobre as diferenças entre sol pleno, meia sombra, luz difusa e breu aqui no insta, mas uma dúvida que a gente sempre tem (e sempre acaba estressando as plantas testando!) é sobre os extremos do exagero.
Sim, nossas mães sempre avisaram que "tudo o que é demais faz mal" e com a iluminação não é diferente!
☀️ sol pleno, aquele do verãozão mesmo:
mesmo se a planta for de cultivo no sol direto, você precisa saber que elas se desidratam MUITO mais rápido.
Dá pra cultivar, dá.
Regue com abundância nos horários menos quentes - inicio da manhã ou quase anoitecer - e evite borrifar as folhas, principalmente no meio do dia.
Nunca, do verbo jamais,
passe produtos pra combater pragas e deixe-as nesse sol, a chance de você matar sua verdinha antes de eliminar a praga é bem alta!
Dica bonus:
cubra o substrato com palha, folhas picadas ou casca de pinus tratada pra manter a umidade por mais tempo! Evite as pedras pois elas compactam mais a terra com o peso!
🌑 sobre o breu:
não é aquele lugar sem absolutamente nada de luz, mas aqueles espaços com bloqueio de luz difusa, ou com apenas iluminação artificial.
Preciso dizer e vou falar de uma vez pra você sofrer menos: nenhuma planta vai se desenvolver bem ali. Ela pode sobreviver, lutando pra se adaptar, mas bem longe de ser uma planta saudável e vistosa. 🥲
Hall, lavabo sem janela, corredores, e ambientes que não pegam sol em nenhum horario do dia são excelentes candidatos a arranjos secos ou plantas permanentes (artificiais).
Eu sei, não é o que você queria ler, né?😣
O problema é que ambientes com pouquíssima ou nenhuma iluminação natural não fornecem a luz necessária pras plantas fazerem o processo básico delas: a fotossíntese.
Imagina você viver dentro de uma caixinha na parte de baixo da estante de alguém, com 20% de oxigênio. É basicamente isso que elas passam.. triste, né?
🌟esse post é pra vocês entenderem que os extremos causam muito estresse nas plantas e na grande maioria dos casos as leva a uma morte torturante.
Vamos ficar atentos quanto às quantidades de luz que a gente disponibiliza, e elas com certeza retribuirão com muuuuitas mudinhas, flores e muita beleza natural! 💚