06/08/2024
Olá! Se você é novo(a) no meu perfil, vou contar um pouco da minha trajetória.
Sou arquiteto formado pelo Mackenzie em 1985, em São Paulo, e nunca quis ser outra coisa.
Sempre fui fascinado pela arquitetura, e a explicação é bem simples: meu pai era arquiteto e eu queria de todo jeito desenhar junto dele.
Logo que me formei vim para Campo Grande trabalhar com meu pai. Diziam que eu tava com a vida feita, mas não foi bem isso que ocorreu. Ser filho de arquiteto é como estrear na Ferrari; se você fez um projeto bacana, foi por ser filho dele; se não ficou bom, a culpa foi sua.
Portanto, como todo mundo, tive que ralar, ganhar experiência, aproveitar as oportunidades e, acima de tudo, encontrar a minha identidade profissional.
Abri meu próprio escritório em 1993, e já se vão 30 anos projetando e construindo residências, prédios variados e nos últimos anos clínicas, hospitais e escolas profissionalizantes.
Mas minha ideia não era apenas me tornar arquiteto; queria ser professor, ajudar na formação dos novos profissionais. Por isso passei um bom tempo dando aulas no curso de arquitetura da UFMS.
Em 2018 entrei para o CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo, tornando-me conselheiro estadual. Em 2021 fui para Brasília como o conselheiro federal do MS, experiência onde conheci um pouco da realidade dos arquitetos em outros estados, seus desafios e dificuldades.
Penso que o maior problema hoje de um arquiteto que pretende atuar no mercado é como chegar com alguma experiência, pois há pouca oferta de estágios de qualidade. Em outras palavras: muita gente se formando e pouca oportunidade de aprender o dia a dia da profissão.
Por isso, de tempos em tempos realizo cursos, palestras e mentorias, compartilhando minhas experiências e procurando ajudar estudantes e jovens profissionais.
Aqui nesse perfil você poderá acompanhar meus projetos, obras e atividades, e porque eu acho que fazer arquitetura se encaixa bem naquela máxima de Thomas Edison: 1% de inspiração e 99% de transpiração.
Seja bem vindo(a) e fique à vontade para perguntar o que quiser.