O Sindicato dos Pintores Residenciais, Prediais, Industriais e Automotivos de Piracicaba e Região - SP foi fundado em 07 de abril de 2003 com a finalidade de lutar pelo reconhecimento e valorização dos profissionais pintores e tem por objetivo reunir os trabalhadores do segmento de pintura residencial, predial, industrial e automotivo e defender os interesses econômicos, profissionais, sociais e p
olíticos dos seus associados (auxiliares de pintura, auxiliar de produção meio oficial de pintor, pintor profissional, pintor encarregado, pintor de cadeirinha e balanc., pintor letrista, placas e painéis, gesseiro colocador de placas, decorador, pintor jatista industrial, pintor pistola industrial, pintor supervisor industrial, pintor automotivo). São também dedicados aos estudos da área e capacitação desses profissionais através da realização de palestras, reuniões, cursos e encontros voltados para o aperfeiçoamento profissional dos associados. O Sindicato é também responsável pela organização e manifestações voltadas p/ a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria. Os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições sindicais pagas pelos trabalhadores associados. As ações do sindicato contribuem não somente para a defesa do próprio filiado, mas também para o fortalecimento de toda a classe trabalhadora. Ao Sindicato também cabe posicionar-se e defender seus direitos, assim como lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, zelando pelas condições de trabalho, desde equipamentos até as relações hierárquicas, visando garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, se tornando um instrumento de organização e luta dos trabalhadores em defesa dos interesses da sua classe, e portanto, sua força está diretamente relacionada à consciência, adesão e união dos seus trabalhadores. A base territorial são os municípios de: Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Rio Claro, Limeira, Santa Bárbara d’Oste, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Capivari, Rio das Pedras e Saltinho.