04/06/2025
Onde tudo começou.
Não exatamente aqui, mas no Rio.
Depois de matar meu primeiro exemplar de “BONSAI DE MERCADO”, comecei a busca sobre Bonsai e pesquisar quem domina esse conhecimento.
Todas as buscas levavam ao Japão.
Mas antes de cruzar o mundo, era preciso algo mais importante do que um contato ou uma indicação: eu precisava de base. Alguém que não abrisse portas, mas que me preparasse para atravessá-las!
Pouco tempo depois, aquele que me apresentou o bonsai em sua essência começou a erguer seu próprio viveiro. Hoje, para mim a Nettaien é referência — um lugar onde se treina, se erra, se acerta e se evolui em alto nível.
Foi especial voltar aqui, ver a evolução do jardim, reencontrar árvores que já estilizei — e tantas outras que ainda trabalharei.
Achar que ir ao Japão dispensa o treino constante e o convívio com a excelência no dia a dia é não compreender o que é bonsai no seu mais alto nível.
Em um país onde o clubismo muitas vezes fala mais alto que a técnica, não é raro ver o mérito sendo ofuscado. Mesmo quem reconhece a excelência, muitas vezes se cala — por lealdade cega ou conveniência.
Uma pena. Quem perde é o bonsai brasileiro.
Seguimos.
Encantando uma nova geração.
E encontrando grandes amigos pelo caminho.