21/03/2020
Esta é a Libânia. É a minha Mãe! Muitos de vocês conhecerão, outros não. Quem teve o
privilégio de conviver com a minha Mãe reconhecerá que é alguém “fora de série”.
A minha Mãe teve um AVC muito grave há cerca de 3 anos. Todos pensámos que não
sobreviveria. Mas como pessoa “fora de série” que é, deu a volta à situação e sobreviveu. A
ajuda da equipa médica, dos amigos e familiares foi crucial. Doses infinitas de amor, de paciência, de carinho, de perseverança, de fé... A minha Mãe ficou com 85% de incapacidade. O AVC roubou-lhe a fala, a autonomia... Mas não lhe tirou o carácter forte, a coragem, a força, a preocupação com o próximo. Todas estas palavras vindas de mim são fáceis de entender porque sou filha e a amo incondicionalmente. Mas vou partilhar parte de alguns testemunhos de pessoas que tiveram a sorte de conhecer e conviver com a minha Mãe.
"... Foi já em criança que adquiriste esse carácter forte, essa personalidade inigualável, essa determinação criteriosa que fez de ti a Mulher que és hoje!"
Domingos Fernandes
"... Líbania sempre foi o rosto do sorriso, da alegria contagiante; o espírito inquieto que pendia para a acção, a resistência a aceitar que as coisas se tinham que passar assim; de uma generosidade pessoal inexcedível, sempre quis a mudança da pessoa para que uma nova sociedade surgisse!... Era sempre um grande estímulo para todos!
Anacleto
"... Reconhecimento de todos nós, pelo trabalho da D. Líbania e da sua forma de estar na vida..."
Patricia Alexandrino e Pedro Bento
"... Lembro-me de uma menina que pediu qualquer coisa para comer e que tu prontamente lhe ofereceste o pão que levavas para ti"
Laurinda Fernandes
"... Líbania, nunca te resignaste, lutaste sempre pelos teus objectivos... Venceste.
António Júlio
Tudo isto para chegar aqui, à FlorÓbidos!
A FlorÓbidos foi um sonho da minha Mãe. Ela pretendia que o Centro de Jardinagem fosse
muito mais que uma loja que vendesse plantas e acessórios de jardim. Por isso, há mais que 15 anos, criou na Quinta da Azenha nas Caldas da Rainha um verdadeiro paraíso. As pessoas eram convidadas a visitar a FlorÓbidos para desfrutarem de um ambiente natural e relaxante com espaços dedicados apenas às crianças, jardins que convidavam à tertúlia e à introspeção, espaços para poderem ler, caminhar e admirar a beleza da Natureza.
A minha Mãe foi uma pessoa incompreendida. Acontece aos que pensam “fora da caixa”.
Numa sociedade consumista como a nossa, como era possível existir uma empresária que se preocupasse em criar um espaço para a população convidando as pessoas a visitar a
FlorÓbidos ainda que fosse apenas para passear, descontrair, brincar... (mesmo que não fizessem compras). Não foi uma tarefa fácil, mas a minha Mãe é uma mulher de convicções, muito determinada, sempre foi, e isso sempre a fez seguir em frente, mesmo quando a maioria não a apoiava.
Chegados a este momento tão crítico de 2020, em que o mundo está em suspenso por causa
desta pandemia, é tempo de reconhecer o mérito, a ideia visionária da minha Mãe. Afinal, a FlorÓbidos é mesmo o paraíso que a minha Mãe idealizou. É o espaço de que todos nós
precisamos agora!!!
Às portas da cidade das Caldas, a FlorÓbidos é uma quinta com alguns hectares, tem uma flora imensa (carvalhos, pinheiros, alfazemas, alecrins...), jardins com relvados e flores, um
parque infantil, uma fauna muito diversa (pirilampos, joaninhas, rãs, grilos...). Ali respira-se ar puro. É um local de paz e tranquilidade.
Como já referi, a minha Mãe não fala, mas tenho a certeza de que nesta época tão crítica que vivemos o que ela mais quererá é ajudar os outros proporcionando-lhes bem-estar, alegria e confiança. Assim, iremos abrir os portões do nosso paraíso às famílias com crianças que
queiram correr, andar de bicicleta, brincar no baloiço e escorrega, deitar na relva e ficar a admirar o céu tentando adivinhar os desenhos das nuvens, sentir o aroma perfumado das flores, fotografar, meditar, ouvir os pássaros ou apenas admirar a natureza assistindo ao seu
despertar... mas sempre em segurança!
Vocês irão ficar felizes, a minha Mãe muito mais!
A todos os interessados que queiram passar 1 hora na Quinta da Azenha, deixo o meu email
para agendarmos essa visita. Essa hora será inteiramente vossa e da vossa família.
Tenho a convicção que essa hora na FlorÓbidos – que deveria ser o mundo de todos nós – será uma lufada de ar fresco nas vossas vidas e que certamente vos encherá de esperança, força e coragem para juntos ultrapassarmos esta fase tão difícil e inesperada que estamos a viver.
É hora de repensarmos o mundo que desejamos para nós e para os nossos, tanto no modo como lidamos uns com os outros como na maneira como tratamos a natureza!
Alexandra Baptista
E-mail de contacto: [email protected].